Rating:
8.1/10 by 23 users
Toma Lá, Dá Cá (2007)
Brazilian comedy about two couples living next to each other in the same building. This show explores the antics between the two couples.
Writing:
- Miguel Falabella
- Maria Carmem Barbosa
Release Date:
Tue, Aug 07, 2007
Country: BR
Language: Pt
Runtime: 39
Country: BR
Language: Pt
Runtime: 39
Adriana Esteves
Célia Regina Rocha Dassoin "Celinha"
Miguel Falabella
Mário Jorge Dassoin
Alessandra Maestrini
Bozena Kuznetsovsky
Marisa Orth
Rita de Almeida Dassoin Moreira
Diogo Vilela
Arnaldo Moreira
Daniel Torres
Adônis Rocha Moreira
George Sauma
Antônio Carlos de Almeida Dassoin "Tatalo"
Fernanda Souza
Isadora de Almeida Dassoin
Stella Miranda
Álvara Miranda
Arlete Salles
Copélia Rocha
Norma Bengell
Deise Coturno
Season 3:
A crise financeira chega ao Jambalaya. Arnaldo perde seu consultório e é obrigado a transferir seus equipamentos para casa, onde atende aos clientes e, com o apoio de Álvara, lança o plano Odontojamba. O mesmo acontece com Mário Jorge, que se torna mestre de obras do condomínio. Para completar, Ladir foi embora. Quem traz notícias dele é sua amiga Charuba, o que faz com que Álvara promova uma festa em homenagem a seu ex-marido reunindo figuras inimagináveis.
Enquanto Celinha prepara um jantar especial com a maionese Hellmann's, Isadora e Tatalo descobrem que a recompensa para entregar um terrorista foragido que é a cara de Arnaldo é de cinco milhões de dólares. Eles, então, pensam em entregá-lo aos agentes do FBI que estão no Brasil. E uma nova personagem se junta às confusões do Jambalaya: a neurótica terapeuta Percy. Episódio de estreia de Miguel Magno na série.
Com os estragos da crise financeira no Jambalaya, Celinha se associa a Bozena para vender cocadas e Tatalo começa a trabalhar para a Miau Service, que realiza ligações clandestinas no local. Enquanto isso, Arnaldo e Rita descobrem que Deise furou os pneus de seu carro. Revoltados com as atitudes tiranas de Álvara, o quarteto decide processá-la, exigindo uma "bolsa-ditadura". É aí que a Dra. Percy resolve realizar uma terapia de grupo.
Adônis resolve escrever um livro com o incentivo de Dra. Percy, que quer que ele exorcise seus fantasmas de alguma forma. O título do livro é Nem papai, nem mamãe, bom mesmo é frango assado!, baseado em Copélia. Todos ficam revoltados, pois o livro fala sobre todas as verdades das duas famílias. Mas o inesperado acontece: o livro cai nas mãos de Harolda Neves, a jornalista fofoqueira do jornal 'Trombeta da Barra', que publica todas as fofocas.
Após assistir um vídeo na internet da escocesa Susan Boyle, Bozena fica encantada e se põe a cantar tal qual ela. Todos ficam impressionados com a bela voz da polaca e começa uma batalha pelos direitos de agenciá-la. Mário Jorge e Celinha ganham a disputa, mas quando um importante produtor vem conferir o seu talento, Bozena amarela. E Álvara - em conluio com Rita e Arnaldo - vai aproveitar a chance.
Dona Álvara faz um plebiscito para tentar mudar o estatuto do condomínio. Ela quer um terceiro mandato e, para isso, compra os votos dos condominos e dos moradores de favela oferecendo-lhes presentes. Uma bomba é jogada no prédio e os moradores do 11º andar são obrigados a visitar o apartamento de Álvara. Eles identificam vários objetos roubados por ela, que entao admite que é cleptomaníaca e que sempre que vai às casas dos condôminos leva algum objeto para sua cobertura.
Dra. Percy resolve promover um encontro de casais no Jambalaya. A ideia é fazer com que os maridos e esposas reafirmem os votos e fortaleçam os laços matrimoniais. Para tanto, Copélia é contratada como terapeuta sexual. Enquanto isso, Isadora planeja se tornar uma juíza e quer ir à Brasília garantir o cargo.
A prima de Deise, Moacira, vai ao condomínio Jambalaya tirar satisfação com os moradores que tratam sua parente com preconceito. Álvara, com medo, fica amiga dela e a contrata para chefiar a recém criada SEPOCOJA – Secretaria do Politicamente Correto do Jambalaya. Agora, todos precisam tentar virar politicamente corretos! Enquanto isso, Bozena conta para seus patrões que está grávida.
Dra. Percy escreve uma novela que Álvara resolve colocar em produção. "A Chama de Tupã" é o nome da obra, que traz Mário Jorge e Rita como protagonistas. Na trama, o ex-casal volta a desempenhar os papéis de marido e mulher, deixando Celinha bastante enciumada.
Adônis tem a oportunidade de se lançar como escritor, mas desiste de aparecer no lançamento do próprio livro, "Nem papai, nem mamãe, bom mesmo é frango assado", ao saber que Álvara vai investir em Dirceuzinho, um ex-discípulo de Ladir que também está se lançando com "Morra, Papai!". Como Adônis se recusa a dividir a cena, Mário Jorge e Arnaldo produzem Tatalo para que ele se passe pelo meio-irmão.
Isadora surpreende a família com a notícia de que ficou noiva de Xandinho, um rapaz educado, correto e com um futuro promissor, que sempre foi apaixonado por ela. Rita e Mário Jorge não conseguem conviver com a possibilidade de ver Xandinho sendo enganado pela filha. Por isso, decidem conversar com os pais do rapaz. No entanto, a chance de receber um dote da família dele faz com que o noivado seja mantido.
Álvara decide cobrar novas taxas para os condôminos do Jambalaya. Ela quer construir a Cidade da Álvara no terreno que restou da área preservada do matagal. Os moradores se revoltam, mas a síndica utiliza todo o dinheiro contratando a banda Calypso para um show de inauguração do mini estádio. Enquanto isso, Celinha quer que Mário Jorge lhe presenteie com um anel. Ele alega que não tem dinheiro e, para satisfazer o desejo da esposa, decide resgatar o anel que deu para Rita quando noivaram.
Rita contrata Deise para consertar um abajur, mas, ao testar o funcionamento do objeto, ocorre um curto-circuito no condomínio Jambalaya. Todos ficam contra a moradora, que diz não ter culpa se a fiação do prédio é ruim. Um fiscal interdita o apartamento de Rita e Arnaldo e eles são obrigados a se hospedar na casa de Celinha e Mário Jorge. Dra. Percy diz que é uma excelente oportunidade para eles melhorarem o relacionamento familiar e propõe uma psicologia de confronto entre o grupo.
Isadora reencontra um antigo amigo Senador que está com um projeto social de fazer teatro para crianças, o projeto tem o nome de “Infância mágica”. Dona Álvara aparece no apartamento de Rita querendo saber o que eles estão tramando, pois estão todos reunidos em um apartamento só. A esposa do Senador vai ao Jambalaya convocar os moradores do 11º andar a participar da peça infantil. Eles não se mostram muito a fim até descobrirem que enfrentar esse desafio, eles irão receber um cachê.
Os moradores do 11º andar do condomínio Jambalaya se preparam para ir ao casamento de Moacir Aranha e Celimar. Isadora aproveita a oportunidade para lucrar, vendendo roupas e artigos de festa. O evento, no entanto, se transforma em uma grande confusão quando o noivo descobre que sua futura esposa já se envolveu com Mário Jorge e Arnaldo. E a noiva descobre que Moacir já namorou Rita e Celinha. Último episódio com Miguel Magno.
Os moradores do 11º andar do condomínio Jambalaya aceitam uma proposta de Dona Alvará para atuarem em um comercial de papel higiênico. A ideia é que os casais Rita e Arnaldo, e Celinha e Mario Jorge (criem diferentes propagandas para o produto. O melhor deles ficará com o promissor cachê. A princípio, Arnaldo não gosta muito da proposta, mas acaba convencido pela esposa. Já Mario Jorge afirma que já fez coisas muito mais vergonhosas sem ganhar nada em troca. Os dois partem então para a ação, para decidir qual deles será o melhor. Bozena bem que tenta colaborar com suas ideias, mas o que eles nem imaginam é que a proposta mais criativa será mesmo a de Copélia. Em meio a tanta confusão ainda há tempo para as armações de Isadora e para uma notícia surpreendente: Tatalo confessa que vai ser pai novamente e que está namorando uma menina do edifício.
Celinha e Mário Jorge fazem dez anos de casados. Eles decidem comemorar a data em um jantar em casa, com a presença de toda a família. Rita e Arnaldo aproveitam a oportunidade para celebrar também seus dez anos de união, sem gastar dinheiro. Já Dona Álvara presenteia os anfitriões com um castiçal. Para a infelicidade da síndica, Deise reconhece o objeto, roubado da portaria do condomínio Jambalaya. Apesar da confusão que se instaura, Celinha gosta da festa e propõe, no final do jantar, que todos da mesa façam trovas. Enquanto isso, Adônis diz que está apaixonado. Ele conhece uma menina, filha do dono da favela do Matagal, que, segundo o jovem, o deixa com “uma alegria enorme”. Celinha e Arnaldo ficam preocupados com o filho, que se recusa a terminar o relacionamento com a namorada.
Álvara conta que tem recebido mensagens de Ladir em seus sonhos e que seu ex-marido lhe disse: “Você precisa exercitar seu lado artístico. Álvara, vai para o palco. O palco é mara!”. Pensando nisso, a síndica resolve se aventurar na carreira de cantora, marcando o show de lançamento de seu DVD na área cultural do condomínio Jambalaya. Todos os moradores são obrigados a comparecer, sob ameaça de pagamento de multa. Já Bozena aproveita o show de Álvara para descolar um trabalho extra: como camareira da síndica. Para introduzir o show de Álvara, Isadora faz um discurso, contando que irá assumir a direção da área cultural do condomínio. Além das várias gafes que tiram risadas da plateia, a moça tenta filosofar e acaba soltando que “a cultura é como o telescópio. Porque o telescópio não vê através do muro, mas em compensação pode enxergar as estrelas”.
Tatalo vai descobrir que tem um dom: ser cabeleireiro. Ele abre um salão de beleza no condomínio Jambalaya e faz sucesso na região. A síndica Dona Álvara e a empregada Bozena são as primeiras a mudarem de visual com o rapaz, que faz verdadeiras obras de arte e recebe o apelido de Tatalo Mãos de Tesoura. Ainda neste episódio, Deise também surpreende a todos com seu novo visual. Em sua nova fase, ela não só aparece vestindo um delicado vestido rosa, como também anuncia seu casamento com o namorado, Vânia (José Rubens Chachá), um cabeleireiro.
Uma disputa pela herança de Geneviève, mãe de Mário Jorge, vai agitar o Jambalaya. Isadora e Tatalo unirão esforços para tentar convencer a avó de que a melhor coisa que ela deve fazer é deixar seu apartamento para os netos. Mas não será fácil convencer Geneviève, principalmente depois que um suposto acidente transformar a personalidade de Celinha, de quem ela sempre gostou. Para a surpresa de todos, incluindo sua sogra, Celinha vai mostrar que herdou muitas características de sua mãe, Copélia. Quem não vai gostar nada disso é Mário Jorge, que tentará desfazer a confusão criada pela mulher. Mas aí será tarde e Geneviève já terá decidido o que vai fazer com sua herança.
A possível chegada de novos moradores ao Jambalaya é o principal assunto do episódio ‘Cada qual tem seu preço’. Na tentativa de evitar que o bandido Osvaldo Medonho compre um dos apartamentos, D. Álvara tenta negociar com a vizinhança para que todos votem contra a presença do “mau elemento” no prédio. Celinha e Mário Jorge não pensam duas vezes e aceitam a proposta da síndica, que oferece uma área adjacente ao apartamento dos dois para ser usada como terraço. Quem não gosta nada deste acordo é Adônis que namora Osvaldineide, filha de Osvaldo Caveirão. O jovem ainda se esforça para convencer a mãe de que é importante para ele que a namorada vá morar no Jambalaya. Mas Celinha prefere garantir o seu terraço a ter que conviver com um bandido no prédio. A confusão fica ainda maior quando Osvaldirene descobre que quase toda a vizinhança está unida para impedir que seu pai compre o apartamento no condomínio.
Todos voltam abatidos do enterro de Seu Aquiles. Copélia conta que conhecia muito bem o falecido. Arnaldo resolve seguir a dieta de D. Maura e começa a tomar suco de luz. Isadora promete ajudar o pai com o interesse dele na vaga de garagem do morador do apartamento 504. Todos assistem a palestra de D. Maura sobre alimentação saudável. Dona Deise acaba ficando com a foca que era de Seu Aquiles e Isadora arranja um jeito de ganhar direito com o animal. Um agente do IBAMA e todos acabam presos, mas Copélia os tira da prisão.
A chegada de um milionário que adora conquistar mulheres casadas tira o sossego dos moradores do Jambalaya. No episódio ‘Eu também compro esta mulher’, Damasceno, que sempre escondeu uma grande paixão por Rita oferece um milhão de dólares para passar uma noite com a mulher de Arnaldo. O milionário pede ajuda para Isadora e Mario Jorge, antigo amigo de Damasceno. Para dar uma forcinha na negociação e convencer Arnaldo a permitir que Rita aceite o convite de seu antigo admirador, D. Álvara o procura para dizer que há uma enorme dívida em seu nome no Jambalaya. É claro que esta mentira vem à tona, deixando Arnaldo um pouco mais aliviado. Mas a esta altura, Rita já está convencida de que seria um excelente negócio aceitar a inusitada proposta de Damasceno.
Por causa de uma festa das bruxas, as coisa começam a ficar estranhas no Jambalya e Bozena tem surto. Coisas estranhas começam a acontecer no Jambalaya, o que deixa os moradores muito assustados. Mario Jorge muda de ramo e passa a vender túmulos. E acaba vendendo um túmulo que já tem dono. A confusão está armada quando a verdadeira dona do túmulo aparece.
Jânio, morador do Jambalaya não suporta mais os abusos de poder de Dona Álvara . A síndica alega que a soberania do condomínio está ameaçada e solicita uma assembléia extraordinária. Na reunião, ela propõe a criação de um fundo de segurança, o que acarretaria mais taxas extras. Jânio se revolta e briga com Álvara, que o expulsa do imóvel. Copélia resolve, então, dar asilo político ao moço, abrigando-o no apartamento de Celinha. Ele apronta todas para derrubar Álvara, incluindo atirar uma prancha enorme de cima do apartamento! No fim, Álvara, com um olho roxo, ameaça detonar o apartamento com um avião a jato comprado para monitorar o espaço aéreo do Jambalaya. As confusões continuam no episódio seguinte.
No episódio anterior, Jânio, morador do Jambalaya, arma uma grande confusão para destituir Álvara do cargo de síndica. Mesmo depois de ficar sob asilo político no apartamento de Celinha e Mário Jorge, Jânio é expulso do Jambalaya. Quando percebe uma possibilidade de fuga, porém, Jânio invade o apartamento de Rita e Arnaldo e faz Isadora, Tatalo e Adônis reféns. Dona Álvara tenta controlar a confusão que se instaura no condomínio exigindo que a milícia do local, MIJA, capture o ex-morador. Copélia se desespera com ao perceber que pode nunca mais ver Jânio, um de seus namorados, e faz de tudo para impedir a ação da síndica.
Arnaldo resolve andar de bicicleta no escuro vestido de preto e acaba sendo atropelado por Mario Jorge. Já Copélia, depois de ser pega mais uma vez no Matagal, é obrigada a frequentar um grupo de Viciados em Sexo e acaba completando o programa intensivo de desintoxicação. A princípio apenas Isadora apoia Copélia, mas depois todos resolvem comparecer a colação de grau que vira uma grande confusão.
Dona Álvara resolve acabar com as brigas do Jambalaya e decide fazer um sorteio das vagas do estacionamento do condomínio. Arnaldo fica com a vaga 1.241 (considerada uma das piores) e Mário Jorge com a vaga 50 (uma das melhores), Copélia se oferece para ajudar a síndica, e, além das vagas, se torna parte do prêmio do sorteio. Ainda neste episódio, Arnaldo finalmente vê uma luz no fim do túnel. Depois de passar meses atendendo os pacientes em seu apartamento, ele consegue encontrar um amigo disposto a dividir um consultório dentário com ele. Rita não consegue conter a alegria e diz que o dia em que a cadeira de dentista sair da porta de seu apartamento, ela irá se considerar uma mulher realizada. O episódio possui uma segunda parte, exibida no episódio seguinte.
Continuação do episódio anterior. Patritcha começa a sentir as contrações ainda no apartamento de Celinha e percebe que não tem tempo de se deslocar para o hospital. A anfitriã, sua mãe Copélia e Bozena são obrigadas a realizar o parto, que ocorre com sucesso. O bebê, no entanto, é muito peludo e Mário Jorge (Miguel Falabella) acredita que sua família está regredindo na escala da evolução e que sua neta é uma macaca. Depois de ser ameçada com um processo, Dona Álvara afirma que deixou Copélia ensaiar para as Olimpíadas do Jambalaya e que vai contratar um menino para escrever no carro do marido de Rosalva.
O episódio do dia 01, o clima será de competição. Quando Rita decide participar do concurso de culinária do Jambalaya com uma deliciosa receita de arroz soberbo, Celinha se revolta. E quanto mais se aproxima o dia da disputa, mais os ânimos se exaltam no condomínio. Mario Jorge e Arnaldo tentam acalmar suas esposas, mas nada amansa as duas competidoras que afirmam que vencer é uma questão de honra. Mas no dia da final, assim que Huan Huon Huá, juiz do concurso e noivo de Dona Álvara, está para anunciar a vencedora, Tatalo avisa que os moradores da favela vizinha do Jambalaya ameaçam invadir o prédio caso a síndica não cumpra a promessa de distribuir os pratos do concurso.
No episódio anterior, a favela ao lado do Jambalaya decide invadir o condomínio após o concurso. Os moradores do 11º andar do Jambalaya se tornam reféns dos revolucionários. Os habitantes da favela do Matagal, liderados por Elvanecir, resolvem invadir o condomínio e levar todos os bens e móveis dos apartamentos. Mário Jorge quer sair da confusão e pensa em entregar Dona Álvara, que possui muitos inimigos no local. Sua tentativa, no entanto, fracassa e todos acabam presos no prédio. Elvanecir faz uma reforma imobiliária e prende Mário Jorge, Dona Álvara, Celinha, Rita, Arnaldo, Bozena, Isadora, Copélia, Tatalo, Adônis e Deise no apartamento de Celinha. O destino dos personagens é decidido no episódio seguinte.
Nesta terça-feira, dia 22, ‘Toma Lá Dá Cá’ entra em clima de despedida, com a exibição do último episódio. Desde a estreia, em agosto de 2007, foram 92 programas. Agora, no 34º episódio da terceira temporada, os moradores do Jambalaya se encontram diante de conturbada revolução no condomínio. Os apartamentos são saqueados e os habitantes do 11º andar ficam ilhados na casa de Mário Jorge e Celinha. Elvanecir, chefe da milícia local, conta que provavelmente ninguém sairá vivo da confusão. Desesperados, todos pressionam Mário Jorge a reescrever os rumos desta história. Ele aceita o desafio e redige uma outra trama. Uma nave alienígena paira sobre o condomínio e todos escutam a voz de Ladir, vindo de dentro de um disco voador. É a chance de um final feliz para Mário Jorge, Celinha, Tatalo, Dona Álvara, Bozena, Adônis, Rita, Arnaldo, Isadora e Deise. Último episódio da série.